domingo, 17 de outubro de 2010

Somos contra a alteração do nome do HPS

Na manhã de quinta feira, 14 de outubro, uma notícia chocou a comunidade porto alegrense. Tratava-se da votação unânime da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, de um projeto de Lei que trocou o nome do Hospital de Pronto Socorro.
Esta iniciativa, em nosso entendimento, é absurda, pois pretende alterar a forma como é conhecida uma das mais antigas e reconhecidas instituições públicas da cidade. Por si só é uma atitude arbitrária e prepotente, pois o HPS, como é conhecido e chamado o Hospital, e que faz parte da vida cotidiana de boa parte dos gaúchos, não vai deixar de ser assim tratado por conta da vontade dos eminentes edis da capital. Mas como se isso não bastasse, a proposta ainda afronta qualquer dose de bom senso, ao indicar o nome do ex-secretário de saúde assassinado em fevereiro deste ano, Eliseu Santos, para o novo nome do Hospital.
Esta proposta deixou chocados todos os que ainda tem em sua memória as barbaridades cometidas pelo ex-secretário, no mínimo em sua passagem pela pasta da Saúde, quiçá dos que lembram de suas façanhas em tempos anteriores.
Mesmo que possamos pensar que há algum sinergismo entre o HPS e o nome de Eliseu Santos, uma vez que ele era médico e traumatologista, e que aquele hospital é reconhecido pela sua relação com o atendimento ao trauma, a indicação de seu nome parece até zombaria. Ele não foi só vítima de trauma. Na verdade ele foi o protagonista da época mais traumática que viveu a saúde na cidade. São deste período as mazelas vividas pela população mais pobre da cidade, quando ficaram fechados por mais de 30 dias, todos os postos de Saúde da Família por conta da troca de convênio, em que assumiu o fraudulento Instituto Sollus.
A saúde é um tema que costuma ganhar as manchetes dos jornais, no entanto foi por sua ação que pela primeira vez ganhou as páginas policiais, com as denúncias de corrupção. A figura de Eliseu Santos não é referência de exemplo, que é o mínimo que se espera de alguém que é indicado para uma homenagem como essa. Ele sempre foi conhecido pela forma agressiva e polêmica, o que certamente contribuiu para a forma violenta como foi assassinado. Portanto, indicar um nome que é no mínimo polêmico, para alterar o nome do Hospital de Pronto Socorro é um equívoco que precisa ser corrigido. Desta forma, nós abaixo-assinados, exigimos a revogação do projeto de lei que alterou a nomenclatura do Hospital de Pronto Socorro.

Movimento pela manutenção do HPS

3 comentários:

  1. Eu estava esperando este documento e assinaria mil vezes se não fosse anti-ético! Já estou divulgando a campanha!

    ResponderExcluir
  2. kkkk...vou te contar.Com tanta coisa para mudar, vão mexer em nome de hospital...E fod...
    Minha assinatura com prazer.

    ResponderExcluir